Uma História de Amor (Parte I)

                                          
                                
          Donald e Louise Peattie, in Grandes Vidas, Grandes Obras, do Reader's Digest, 1980, narram uma história vivida pelos poetas Robert Browning e Elizabeth Barrett, em Londres, em meados do século XIX.
          Ela, que outrora havia alcançado grande fama como poetisa, agora era uma mulher de saúde frágil e há alguns anos vivia inválida; Repousava reclusa no sofá da sua casa. Ele, morava com os pais numa agradável casa em Camberwell, e era muito considerado na alta sociedade aristocrática. Elegante, secretário de um diplomata, dedicava todo o seu tempo e toda a sua atividade a escrever poesia. Lia muitos livros e sempre ouvia as orientações de seu pai que era poliglota e profundo conhecedor de literatura. 
           Robert leu dois livros de poemas de autoria de Elizabeth e resolveu escrever-lhe uma carta cujo início era assim: ''Amo seus versos com todo o meu coração. Amo estes livros e amo-a a si também''.
        Esta carta foi como uma rajada de autêntica felicidade para ela. De quem veio a resposta: ''De todo o coração lhe agradeço, caro Sr. Browning''.
         Assim começou uma correspondência sem paralelo na história da epistolografia, entre os dois, perfazendo o total de 573 cartas. Revelando assim, o desenvolvimento de uma das mais raras e perfeitas relações humanas de que há notícia.
            Até então não se conheciam pessoalmente. Mas, numa tarde de maio de 1845, ele foi visitá-la. De pronto, ficou enamorado e apaixonado por Elizabeth, a quem propôs algo mais sério. Porém, ela proibiu de falar sobre tal assunto. No entanto, continuaram as correspondências e começaram a sentir que o ardor de ambos crescia.                                                 
            Com tudo, eram muitas as barreiras familiares. Mas o amor que existia entre os dois soterrou todos os obstáculos. Quando, enfim, no dia 2 de setembro de 1846, trocaram os votos de casamento que para sempre os uniram, logo partiram para a primeira jornada da sua viagem rumo ao sol e à felicidade.    

(Conclusão na próxima semana. Não percam!)
Tecnologia do Blogger.