A simplicidade e o amor de Roberta Campos


Resultado de imagem para roberta campos
Imagem: YouTube

Lembra aquele tempo, amor?/Onde a gente se encontrou/Foi ali que começou minha felicidade”. Com certeza vocês já escutaram essa música. O nome dela é “Minha Felicidade” e foi trilha sonora da telenovela da Globo Sol Nascente. Mas, vocês quem canta essa música? Roberta Campos.
Roberta é mineira, natural de Caetanópolis. Na infância brincava com as capas dos discos do tio e aos 11 anos ganhou um violão de presente. Aos 18 anos criou a banca Alpha Band, mas foi em 1999 que iniciou sua carreira profissional com a banda Pop Troti formado por Lois (Bateria), Fred (Guitarra), Geleia (Contrabaixo) e Roberta (Vocais) (1;2). A participação da cantora em entrevistas revelou sobre sua inspiração para música:

“Até gosto de fazer outras coisas, mas parece que tudo na minha vida segue em direção à música. Eu tinha cerca de 4 anos quando meu tio me apresentou aos seus discos e até hoje eu me lembro da sensação de escutar um vinil pela primeira vez. Aos 11, comecei a tocar violão e, desde então, senti que precisava passar o que eu estava sentindo para as pessoas”. (3)

“Sempre escutei muito esse pessoal, cresci ouvindo os discos do Clube da Esquina por influência de um tio. Foi ele que me despertou para a música. Lembro que sempre o via cantando e tocando essas músicas, e queria fazer aquilo também”.(4)

A mineira dos cabelos enrolados e com olhos azuis mudou-se em 2004 para São Paulo e produziu/gravou seu primeiro CD, Para Aquelas Perguntas Tortas. A música “Mundo Inteiro” do álbum chegou a Rádio Nova e conseguiu ter visibilidade no cenário musical, e a cantora logo conseguiu contratação com a DeckDisk. (2)
Sua carreira decolou com o segundo disco, Varrendo a lua, principalmente com a música de “De janeiro a janeiro” com participação de Nando Reis. Inclusive, essa música fez parte da trilha sonora da novela “Sangue Bom”. Além dessa, outras músicas fizeram parte da trilha de sonora:

“Varrendo a lua” – Malhação (Álbuns: Para aquelas perguntas tortas/Varrendo a lua)
“Felicidade” - Além do Horizonte (Álbuns: Para aquelas perguntas tortas/ Varrendo a lua)
“Sete Dias” - Amor Eterno Amor (Álbum: Diário de um dia)
“Minha Felicidade” – Sol Nascente (Álbum: Todo caminho é sorte)

Quais as influências da cantora? The Beatles, Milton Nascimento, Beto Guedes, Lô Borges, Bob Dylan, Kid Abelha, Pato Fu e Paralamas do Sucesso. (5) Inclusive, Roberta faz cover de algumas músicas clássicas da MPB, Quem sabe isso quer dizer amor (Álbum: Varrendo a lua), de Márcio Borges e Lô Borges, e Casinha Branca, do cantor e compositor Gilson em parceira com Joran (Álbum: Todo caminho é sorte). Inclusive dedico ao meu pai, sei que ele vai gostar das novas versões 💗.

                                                  Casinha Branca

                                        Quem sabe isso quer dizer amor
                               
Roberta não é uma simples cantora, é uma excelente compositora. Na minha opinião, a marca registrada de suas letras é o amor. Acho as letras bem intimistas, como se estivéssemos lendo um diário, é fácil entender a emoção presente em suas composições. Além disso, a voz meiga de Roberta, nos transmite calma e nos cativa de uma forma inexplicável.
Por favor, leitor, não deixem de conhecer a obra de Roberta, tenho certeza que você não irá se arrepender. Acessem o site oficial dacantora, lá é possível conferir as páginas nas mídias sociais além das plataformas de música.

Texto: Winnie Gomes


Fonte



Tecnologia do Blogger.