Vamos frevar?!

Sombrinha de Frevo (5)

     Sou Manaura, mas moro em Recife há 7 anos. Sou encantada com a cultura pernambucana, principalmente com as músicas que tocam no carnaval.
   Quando cheguei em Recife, fevereiro de 2011, a cidade já estava bem animada com a preparação do carnaval. Acompanhei o carnaval pela TV local, e mesmo não curtindo o carnaval decidi ir para o famoso Marco Zero, local da cidade em que são oferecidas vários shows de cantores locais e nacionais, e para as ladeiras de Olinda. Foi então que me deparei com músicas maravilhosas, com um público fiel e apaixonado pelo carnaval que cantavam do início ao fim. Eu simplemente fiquei encantada. Achei tudo lindo! Achei bem cultural e democrático, pois o carnaval oferece diferentes eventos para todos os públicos. Nesse período conheci um músico fantástico que toca frevo: Maestro Spok, ícone da música pernambucana. É claro, há muitos outros maestros do frevo pernambucano que são maravilhosos, mas, por enquanto, irei falar de Spok. 
     Quem é Spok? É saxofonista, natural de Igarassu (PE) e ingressou na música aos 13 anos por influência do primo, também saxofonista Gilberto Pontes. Nos anos 80 estudou no Centro de Criatividade Musical do Recife, e teve oportunidade de trabalhar com os maestros: José Menezes, Guedes Peixoto, Nunes, Clóvis Pereira, Duda, Edson Rodrigues e Ademir Araújo. Nos anos 90 fundou com seu primo o SpokFrevo Orquestra, e fez participações com Fagner, Elba Ramalho, Alceu Valença e Antônio Nóbrega (1). Spok fala um pouco sobre a essência da banda:

"O que me interessa é a liberdade do músico. A Orquestra, na verdade, faz o frevo cru, como ele é. São 17 pernambucanos no palco, que nasceram ouvindo esta música e que não têm como não executá-la com propriedade. A diferença está nos arranjos, que são feitos com o propósito do improviso, para que o músico possa colocar seu coração ali.” (1)

      Em 2004, a banda gravou o disco independente Passo de Anjo, e foi eleito pelo O Estado de São Paulo como um dos três melhores álbuns lançados em 2004. Em 2006 o CD foi relançado com gravação ao vivo, diretamente do Teatro Santo Isabel, em Recife. Em 2013, foi lançado Ninho de Vespa, e em 2015 Frevo Sanfonado (o meu preferido). (1)
       A banda é composta pelos seguintes músicos: Maestro Spok - Musical director / Alto sax; Gilberto Pontes - Musical productor/ Tenor sax; Kebinha - Alto sax; Rafael Carneiro - Tenor sax; Marcone Túlio - Trombone; Elci Ramos - Trombone; Thomas Barros - Trombone; Adonis Garcia - Trombone; Enok Chagas - Trumpet; Flavio Santana - Trumpet; Augusto França - Trumpet; Erico - Trumpet; Hélio Silva - Bass; Renato Bandeira - Eletric guitar; Dedé Simpatia - Percussion; Adelson Silva - Drums and percussion; Augusto Silva - Drums and percussion. (1)


Resultado de imagem para spok frevo orquestra
SpokFrevo Orquestra (2)
                                
           Assistam estes dois vídeos com duas músicas maravilhosas da banda:


      Passo de Anjo (3)

                                                                       Frevo sanfonado (4)

         Agora, eu te pergunto: é ou não é uma coisa linda? Com certeza é lindo demais. Não entendo nada de música, no aspecto técnico, sou apenas uma ouvinte que ama escutar música. Esse nosso "Brasilsão" é tão rico, temos tantas maravilhas culturais, mas infelizmente, desconhecemos. Não estudamos essa riqueza, deveríamos estudar  para conhecermos as diferentes culturas, em todos os aspectos. Eu precisei vir morar em Recife para conhecer sua cultura. Como já disse, há muitos outros cantores e maestros do carnaval e da cultura Pernambucana, como Nena Queiroga, Antônia Nóbrega, Maestro Forró, Almir Rouche, etc, etc.
    Espero que vocês tenham gostado, e fiquem curiosos para conhecer a música pernambucana no carnaval multicultural. Para conhecer e adquirir as músicas da banda, segue os links das plataformas digitais de música e das mídias sociais:

https://www.superplayer.fm/spokfrevo-orquestra
https://soundcloud.com/spokfrevo
https://open.spotify.com/artist/0m1AwGfMgl1gRCsIhottQY
https://itunes.apple.com/br/artist/spokfrevo-orquestra/258761041
https://www.facebook.com/spokfrevooficial/


Fonte



Texto: Winnie Gomes

Tecnologia do Blogger.