"Bem vindo ao que eu sou": sobre Phill Veras


Phill Veras, é um cantor americano? Não. O nome pode enganar, mas é brasileiríssimo, um dos jovens cantores da nova geração da MPB, é músico, compõe e canta. Conheci o músico passeando pelo YouTube quando escutei a música “Sorriso ao sono”. Nossa! A música transmitia uma calma, uma letra tão linda e real. A sensação que eu tenho quando escuto as músicas de Phill é que são autobiográficas, porque é possível ser identificar com as poesias narradas entre notas, voz e melodias. Assistam ao vídeo da música para vocês entenderem:


                                                        Fonte: Phill Veras

Phill é maranhense, e gravou seu primeiro trabalho em 2012, “Valsa e Vapor”, minha música favorita é Vício. No ano seguinte Phill começou a colher os frutos do seu trabalho, recebeu convites para participar de shows e festivais, como a apresentação no palco Sunset do Rock in Rio, edição 2013, onde cantores famosos como Maria Rita, Lenine, Mallu Magalhães, e outros, também cantaram. Uma honra para um jovem desbravador da música, hein?
Em 2013, gravou seu segundo trabalho, “Gaveta”, segundo o site do cantor, em menos de dois meses também já foi premiado como um dos melhores discos do ano por blogs e sites responsáveis pela disseminação da música brasileira” (1). Só um parêntesis, minhas músicas desse disco são “Se depender de mim”, “Basta a coragem” e “Máquina”, repito várias vezes e não canso.
Phill tem uma voz calma, mas é incansável quando se trata de trabalho, pois no ano seguinte gravou seu primeiro DVD no Teatro Arthur Azevedo em São Luís e gravação do seu terceiro trabalho, “Carpete” (a música que falei no início do texto é uma das faixas do disco). Em 2015, recebeu o convite do produtor Pedro Ferreira para participar do projeto Mil Tom, uma coletânea em homenagem ao Milton Nascimento.
Em 2016 e 2017, Phill fez uma turnê, e para minha tristeza descobri que ele fez show aqui em Recife e, também, em Manaus (minha terra natal). Espero outras turnês para poder ir ao show dele.
O que esperar 2018 de Phill Veras? Não sei os planos do cantor, mas sei que terá muita poesia. Eu recomendo vocês conhecerem o canal no YouTube do cantor, o qual está atualizada com imagens da gravação do DVD, além disso, para quem é antenado nas plataformas de músicas digitais, o cantor tem seus discos no Spotify, Deezer e Vaga Lume. Além disso, o cantor divulga seu trabalho no Facebook e Intagram.
Nossa, eu, uma jovem apaixonada por MPB, fico tão feliz em conhecer novos músicos com obras tão belas e com qualidade, e com certeza Phill Veras é uma dessas pessoas. Ainda bem que existe a internet e as mídias sociais, pois dão oportunidade para os cantores mostrarem seu talento e para o público encontrar músicas autorais, independentes e poéticas.

Fonte:
 1. Site oficial de Phill Veras  

Texto: Winnie Gomes
Tecnologia do Blogger.