Livros sobre o Dia das Mães

Olá leitores 😊

O dia das mães está chegando, será no próximo domingo, então, decidi oferecer algumas sugestões de livros que vocês podem comprar para suas mães. Não estou falando de livros com mais de 100 folhas, mas de pequenos livros com frases bem emocionantes. É um presente simbólico que irá expressar seu amor em narrativas poéticas.
Mas, antes de mostrar o que encontrei nas minhas pesquisas, uma pergunta: vocês sabem a origem do dia das mães? Não? Pois, irei explicar rapidamente para vocês entenderem a dimensão dos dias mães, o qual não está relacionado apenas a uma data para comprar presentes.
 Existe indícios na civilização antiga relacionado com o dia das mães. Na Grécia Antiga havia uma homenagem para à Deusa Reia, a mãe dos Deuses, e os gregos homenageavam-na. Em Roma, tinha uma celebração de 3 dias para Cibele, também, mãe dos deuses. Mas, foi nos Estados Unidos com a ativista Ann Maria Reeves Jarvis que a comemoração do dia das mães começou seus primeiros passos.
 Em 1858 ela fundou o Mothers Days Works Club (clube de trabalho das mães) em prol da diminuição da mortalidade infantil das famílias de trabalhadores. Ann Maria organizava reuniões e piqueniques para incentivas as mulheres a desenvolverem uma atuação mais política, além de melhorar as condições sanitárias, diminuir a mortalidade infantil e cuidar dos feridos da Guerra de Secessão.
Mas, a popularização ganhou força com a filha de Ann Maria, Anna Jarvis (1864-1948) que ficou muito abalada com a perda da mãe em 1905. Então, ela criou um memorial à sua mãe em 1907 e começou uma campanha para que a celebração fosse estendida para todas as mães, assim lutou durante três anos para que o Dia das Mães fosse feriado.

 

anna jarvis (Foto: Wikimedia Commons)
Anna Jarvis - Fonte: Galileu
 Os Estados Unidos aprovou a resolução e decidiu o segundo domingo do mês de maio como o Dia das Mães, e foi comemorado a primeira vez em 9 de maio de 1914. Assim, Anna Jarvis é reconhecida como idealizadora do Dia das Mães nos Estados Unidos. No Brasil, a data foi criada em 1932 e, como nos Estados Unidos, estabeleceu o segundo domingo de maio.
          Mas, a proposta original de Anna Jarvis não foi como ela planejou. O Dia das Mães ganhou uma proporção comercial e isto incomodou Anna Jarvis que decidiu afastar-se do movimento e lutou para abolição do feriado. Ela e sua irmã, Elssinore, gastaram a herança da família e morreram pobres.
          Uma história um pouco trágica sobre a origem do Dia das Mães, hein? Realmente, este dia comemorativo ganhou força e espaço no mundo dos negócios. Eu penso que este dia pode ser comemorado de diversas maneiras e quem decide isto é o próprio ambiente familiar.
Há famílias que realizam um café da manhã, almoço, jantar, um passeio, ou seja, é um momento simbólico, o presente (perfume, bolsa, etc) não entra em questão. Mas, há famílias que o ato de comprar algum presente, significa o cuidado por ter comprado algo para que a pessoa goste, eles querem fazer um agrado e concretizar esse afeto. É claro que há famílias que compram pelo simples fato de que o comércio influencia, mas eu penso que cabe ao núcleo familiar perceber o que será melhor para comemorar o Dia das Mães.
            Como aqui no Facetas damos ênfase sobre literatura e música, eu decidi fazer uma pesquisa nas livrarias online sobre livros que homenageassem as mães, e que podem vocês podem presentear suas mães. Então, segue a lista do que encontrei.

Livros com frases e poemas

      
                                  

                                                       


                                                                             

Livros para mamães de primeira viagem 

                              


                              

Livros sobre histórias de mães reais

                               
                                


Livros em forma de diário


                                  

                                  
                                  

          Há uma variedade de outros livros semelhantes, estes são apenas alguns para vocês conhecerem e se inspirarem na compra do presente das mães de vocês. Espero que vocês tenham gostado.

Texto: Winnie Gomes


Fonte
  1. Revista Galileu - História Obscura do Dia das Mães
  2. Megacurioso - Você conhece a origem do Dia das Mães?
  3. Wikipédia - Dia das Mães
  4. Wikipédia - Anna Jarvis
Tecnologia do Blogger.