Cinebiografia sobre os filósofos clássicos e contemporâneos


            Eu adoro ler sobre Filosofia. Acho fascinante não apenas as ideias dos filósofos, mas sobre o processo de construção de conhecimento. Eu assisti recentemente ao filme sobre Sócrates, e fiquei motivada para encontrar outros filmes que retratasse sobre a vida e obra dos filósofos. Fiz uma pequena pesquisa, e listei para vocês conhecerem.

1. Sócrates (1971)

Filme dirigido pelo diretor de cinema italiano, Roberto Rosselini. Aborda sobre seu julgamento e últimos dias de vida. Ao longo do filme é possível identificarmos frases célebres do filósofo. O filme completo está disponível no Youtube.


2. Espinosa: O Apóstolo da Razão (1994)

O filme de 1994 produzido pela Tv Escola retrata a vida e obra do filósofo racionalista Baruch Espinosa, também, disponível no Youtube.



3. Decartes (1974)

A famosa frase “Penso, logo existo”, do filósofo francês René Decartes, também, ganhou vida no cinema, dirigido pelo italiano Roberto Rosselini. É possível assistir ao filme completo.



4. Blaise Pascal (1972)

Dirigido por Roberto Rosselini, retrata a vida do filósofo, teólogo e matemático Blaise Pascal, dos 17 anos até sua morte.



5. Santo Agostinho (1972)

Sobre a vida de Agostinho de Hipona, conhecido como Santo Agostinho. Foi um dos teólogos e filósofos influentes na filosofia ocidental. Adivinhem quem dirigiu o filme? Ele mesmo, Roberto Rosselini.



6. O Jovem Karl Marx (2017)

O filme apresenta a vida do filósofo Karl Marx, aos 26 anos, quando conheceu Friedrich Engels, e juntos estudam sobre o nascimento do proletariado inglês.



7. Além do bem e do mal (1977)

O título da obra do filósofo Friedrich Nietzsche, “Além do bem e do mal”, foi inspirado para retratar o triângulo amoroso entre Nietzsche, Paul Rée e Lou Andreas-Salomé.



8. Quando Nietzsche chorou (2007)

Baseado no best-seller de Irvin Yalom, conta a história fictícia de Nietzsche e do médico psiquiatria Josef Breuer (professor de Freud) num processo psicoterápico. Já adianto que o livro é maravilhoso. Aqui está o link para assistir ao filme.

9. Os amantes do café flore (2006)

O filme narra sobre a vida de Simone de Beauvoir e sua relação com Jean Paul-Sartre.



10. Criação (2009)

Filme sobre Charles Darwin e o desenvolvimento da teoria da evolução das espécies e a relação com sua esposa que tem um discurso religioso. Está disponível na Netflix, mas coloquei o trailer para vocês conhecerem.



11. Freud, Além da alma (1962)

Não poderia deixar de fora o pai da psicanálise, Sigmund Freud. O filme mostra a construção das ideias sobre a teoria psicanalítica, e as relações de Freud com seu tutor Josef Breuer. Aqui está o link para assistir.

12. Wittgenstein (1993)

Filme sobre o pensamento filosófico de Ludwing Wittgenstein, o qual contribuiu para as áreas da filosofia da linguagem, filosofia da mente e filosofia da matemática. Encontrei uma cena do filme no Youtube, mas disponibilizei outro link para baixar o filme.





13. Hannah Arendt (2013)

Sobre a vida da filósofa política alemã de origem judaica, Hannah Arendt.





14. Confúcio: a batalha do império

O filme conta a história do filósofo chinês Confúcio. A qualidade do vídeo não é muito boa, mas fica como uma possibilidade para assistir.





Texto: Winnie Gomes