Leitura na infância

Imagem: Victoria_Borodinova
Está mais do que comprovado cientificamente os benefícios da leitura para além da alfabetização, como socialização, desenvolvimento psicolinguístico, promoção de bem-estar-social, exige nível de atenção e concentração, entre outros.
Inclusive, já li e vi, em muitos projetos sociais que envolvem atividades de leitura. Sou suspeita para falar sobre, mas realmente a leitura pode mudar e muito a vida de uma criança. É claro que vivemos em um mundo altamente tecnológico e uma das primeiras leituras que a criança faz é através do celular ou tablet, não que isso seja negativo, é importante, mas tudo com moderação. Não podemos deixar cair no esquecimento os livros, aqueles que estão nas bibliotecas, nas livrarias, e até nos dispositivos tecnológicos como celular e tablet.
No livro de Papalia, Desenvolvimento Humano, ela destaca que os bebês e as crianças gostam que leiam para eles. Os benefícios são o desenvolvimento de habilidade para falar, capacidade de leitura, aprendem a ler cedo e estabelece uma intimidade emocional entre pais e filhos. Como já disse, a ciência aprova e recomenda.
Para você que diz não gostar de ler, eu penso que você não encontrou algo que lhe desperte prazer na leitura. Não regras para a leitura, leia aquilo que você gosta: jornal, revista, poesia, crônicas, livros sobre moda, livros sobre gastronomia, livros sobre maquiagem, livros clássicos, etc, etc, etc.  
Como ontem foi o Dia das Crianças decidi apresentar alguns sites que oferecem livros gratuitos e online, além de planos de assinatura para receber em casa livros infantis. Então, vocês que são pais, professores, irmãos, tios, avôs, etc., podem adquirir e ler para as crianças que vocês têm contato.

Leiturinha: você assina e recebe todo mês em casa um kit com livros infantis. O primeiro mês é grátis.

Kidsbook: o banco Itaú tem um projeto social que disponibiliza nos celulares e tablets livros infantis. Acessem para conferir o catálogo de livros digitais.

Itaú: vocês podem solicitar os livros da coleção para receber na sua casa.

Laboratório de Educação: disponibiliza livros e jogos, e ainda orienta pais e professores a desenvolverem atividades de leitura. Ainda, o site disponibiliza aplicativos para os adultos ajudarem no desenvolvimento de crianças de 0 a 10 anos de idade.

Baldwin library: para quem tem interesse em desenvolver a aprendizagem bilíngue das crianças, esse site oferece vários livros infantis digitais em em Inglês, Francês, Espanhol e Alemão.

Baixar livros: encontrei um site que disponibiliza 22 livros para baixar em pdf.

Biblioteca Virtual Infantil: A Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) oferece um acervo muito interessante com livros infantis produzido por alunos dos anos iniciais de escolas públicas

            Além dessas possibilidades, recomendo vocês conhecerem as bibliotecas públicas. Sempre há atividades para crianças, além do acervo de livros. Acesse o SistemaNacional de Bibliotecas Públicas e encontre a biblioteca na sua cidade.
Espero que a leitura não morra e continue a florescer com as novas gerações. Desejo a todas crianças um caminho rico de imaginação, criatividade, e com muita leitura.



Texto: Winnie Gomes
Tecnologia do Blogger.