10 blogs e sites sobre a cultura afro brasileira

Imagem: TréVoy Kelly Photography

Dia 20 de novembro foi o dia da consciência negra e decidi pesquisar alguns blogs que compartilham sobre a cultura afro-brasileira. Selecionei 10 blog interessantíssimos, alguns estão atualizados e outros não mas que vale a pena conferir os arquivos disponíveis.


Cidinha da Silva é prosadora e divulga em seu blog sobre sua produção literária e ensaística. O blog é recente, tem poucas postagens, mas vale a pena conhecer seu trabalho.


Nei Lope é compositor, escritor, compositor, intérprete e palestetrante, seu blog divulga sobre música, literatura e cultura negra. Em sua página é possível conhecer sobre o seu trabalho, além de textos sobre a cultura afro-brasileira.


Foi um dos blogs mais completo e atualizado que encontrei. O portal foi lançado em 2001 para divulgar sobre a cultura afro-brasileira. É possível encontrar diversos temas no site, desde moda até empreendedorismo.


Uma comunidade de mulheres e negras produzem conteúdos sobre o universo feminino sobre as experiências como mulher negra. Inclusive, qualquer mulher negra pode publicar no blog. Quem tem interesse em contribuir com o blog basta ler as regras disponibilizadas no link Manual da Blogueira Negra.


O site tem como objetivo divulgar sobre a cultura negra brasileira nas artes (de modo geral) por meio do eveto CaraeCulturaNEGRA que acontece todo mês de novembro em Brasília. Mas, além da divulgação sobre o evento, o site conta com inúmeros textos sobre personalidades e outros temas.


O blog divulga várias obras literárias sobre livros infantis e adulto, ainda, conta com textos sobre sobre a mitologia afro brasileira. No blog é possível conhecer outros sites sobre o tema no link Afrosites.


O blog é de 2012, mas decidi incluir na lista, pois há vários textos interessantes. O blog é formado por ex-alunos do Prof. Marcos Aurélio Fernandes da Universidade Católica de Brasília. O objetivo é disseminar conhecimento sobre o papel da população negra no país.


O site tem como proposta criar uma rede de escritoras negras baianas que possam divulgar seus trabalhos literários. Há uma lista com várias escritoras, quando você clica na imagem de alguma escritora, aparece um texto sobre sua biografia e suas redes sociais. 


O site disponibiliza arquivos sobre a educação das relações-étnico raciais, além de lendas, culinária, arte, e notícias sobre o tema.


Douglas Belchior criou em 2009 o blog e tem como objetivo escrever sobre política, educação, arte, eventos, movimentos populares, e outros temas, os quais abordam sobre a comunidade afro brasileira.  

                                                                  -----

Depois dessa pesquisa eu fiquei pensando o quanto a internet é valiosa. Nós podemos ter voz nesse mundo digital, podemos escrever e divulgar sobre coisas boas e interessantes, como os blog e sites do post.

Texto: Winnie Gomes