Conhecimento online: 10 bibliotecas virtuais gratuitas


Imagem: Nino Caré/Pixabay

Nos dias atuais vivemos na era da internet e podemos conhecer o mundo sem sair de casa. Pensando nessa pauta, o Facetas, pesquisou e encontrou algumas bibliotecas virtuais que disponibilizam livros raros da nossa literatura, além de jornais, arquivos históricos, entre outros. Espero que vocês gostem e aproveitem essas ferramentas.


Possui um acervo de 9 milhões de itens. No site, na aba EXPLORE, é possivel encontrar uma infinidade de arquivos, desde obras desaparecidas até o catálogo de prêmios literários. 

No site é possível acompanhar notícias, eventos e editais para o financiamento de projetos.



A bilioteca é fantástica, ela oferece fontes provenientes de páises e culturas de todo o mundo. Você pode explorar de diversar formas: 1) Mapas interativos sobre a primeira guerra mundial, sobre a rússia imperal, entre outros; 2) Linhas cronológicas sobre a história mundial, primeira guerra mundial, e etc; 3) Explorar de acordo com os arquivos de cada continente, por tema (filosofia, psicologia, etc.), por período desde 1 a.C, por item (diários, filmes, fotografias, jornais, etc), por idioma, e por fim, de acordo com as instituições espalhadas pelo mundo.

É uma biblioteca riquíssima para estudantes, pesquisadores, professores e interessados.


O gênio da literatura brasileira, Machado de Assis, tem uma biblioteca que disponibiliza todas as suas obras para baixar. A iniciativa consiste na parceria entre o Portal Domínio Público e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística (NUPILL), da Universidade Federal de Santa Catarina.



José Mindlin, o maior bibliófilo brasileiro, junto de sua esposa Guita, construíram uma coleção particular de aproximadamento 60 mil volumes. Esse material foi doado pela família à USP. Assim, foi criado em 2005 a biblioteca a fim de reunir essa riquíssima coleção. Atualmente é possível ter acesso a mais de 3000 obras online e gratuita, dentre elas, mapas, livros, cartas, almanaques, etc.



A USP lançou a biblioteca em 2013 e oferece material diversificado, desde livros, jornais, edições especiais, obras inéditas, dentre outros, que contemplam o período do século XV ao XX. Ainda, conta com arquivos da própria instituição.



O maior museu de história natural e antropológica da América Latina sofreu com um incêndio que causou a sua destruição. Uma verdadeira tristeza e descaso com nossa história, patrimônio e educação. O local era residência de D. João VI e atualmente integra a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Felizmente, a biblioteca disponiliza o acervo de obras raras que eram disponíveis no local.



O MEC lançou em 2004 a biblioteca com acervo inicial de 500 obras científicas, artísticas e literárias. É possível encontrar livros da literatura mundial e brasileira, livros para auxiliar em práticas pedagógicas, entre outros.



Para quem sempre procura alguma obra literária, esse site vai ajudar você. É possível encontrar a biografia e as obras dos escritores da língua portuguesa, os quais estão organizados em ordem alfabética.



É uma biblioteca que oferece um acervo rico de obras literárias, artísticas e principalmente científica, em todas as áreas do conhecimento (desde medicina até direitos humanos). É um site que não pode passar desperbido por pesquisadores, professores e demais interessados.


10. Outras bibliotecas 

É possível encontrar várias bibliotecas institucionais: IBGE, Supremo Tribunal Federal, Memória Estatística do Brasil, Tribunal de Contas da União, BNDES e Senado Federal.

Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário...