Conheça 5 museus virtuais e interativos

Você já imaginou conhecer algum museu sem sair de casa? Pois essa realidade já é possível. Andei pesquisando alguns museus para vocês fazerem um tour virtual, como se vocês estivessem visitando pessoalmente. Segue a lista dos sites para você acessarem:

1. Era Virtual  

Esse projeto é uma verdadeira riqueza do nosso patrimônio cultural, no site é possível conhecer inúmeros museus: Casa de Cora Coralina, Museu Imperial, Casa de Guimarães Rosa, Museu do Universo, entre outros.

Ainda é possível conferir os patrimônios brasileiros: Ouro Preto, Águas do Rio Grande, Lendas Sanjoanenses, Santuário de Bom Jesus, Pampulha e Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Atualmente há algumas exposições temporárias que vocês podem conferir: Olhar Viajante, Energia Nuclear, Carlos Chagas Filho, Biomas do Brasil, Cadê a Química, A Química na História do Universo, O Corpo na Arte Africana e Exposição "De Olho na Rua".

2. SP 360

Imagina você ter acesso aos museus de São Paulo? Pois nesse projeto é possível conferir inúmeros espaços como a Pinacoteca, Museu da Língua Portuguesa, entre outros. O site disponibiliza uma infinidade de museus, contudo, nem todos estão disponíveis para fazer um tour virtual. Mas, vale a pena conferir se o museu que você tem interesse está disponível.


É possível conhecer a casa do grande artista Portinari. Esse site é o mais simples para acessar e fazer o tour virtual.


Esse tour virtual é um verdadeiro sonho. Imagina visitar um dos maiores museus do mundo de história natural sem sair do Brasil? Pois é, o museu localizado em Washigton, Estados Unidos, disponibiliza um tour para conhecer a área interna e externa do Museu. Infelizmente o site está em inglês, mas não é difícil para acessar. Quando vocês clicarem no link disponível vai abrir a página, logo abaixo do título "Index of Tours and Images" aparece uma lista com várias opções para conhecer o espaço, basta clicar em alguma que a página é redirecionada para fazer o tour.

5. NASA

Para quem curte astronomia e física está no local certo. O site da Nasa é um verdadeiro diamante, além do tour que você pode fazer pelos laboratórios de pesquisa, eles disponibilizam vídeos, imagens, e-books, podcastas, e muito mais. O site é bem simples de navegar.

BÔNUS

Além desses museus virutais e interativos, eu descobri que o Google tem um projeto que disponibiliza o acervo de vários museus do mundo. Lá é possível ter acesso a arquivos históricos, imagens com peças dos museus, fotografias, enfim, é um acervo fantástico. Ainda, eles disponibilizam um tour virtual em vários espaços como as Pirâmides do Egito e o Museu de Arte de São Paulo (MASP), mas existem outros. Na página inicial já possível conferir essas informações, mas caso você queira fazer uma pesquisa específica de algum lugar para conferir o acervo e tour, basta clicar no desenho de uma lupa e escrever o que você deseja. O nome do projeto é Google Arts & Culture, clique aqui para você acessar.

Eu espero que com essas ferramentas vocês possam conhecer lugares incríveis por meio do tour virtual e acessar informações de personalidades da literatura, música, história, artes plásticas, e etc, do Brasil e do mundo. 

Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário...