A sofrência pop genuinamente pernambucana: Duda Beat

Sabe aquelas músicas que viciam? No momento, meu vício são as músicas da lindíssima e talentossíma Duda Beat. Ano passado lançou seu CD Sinto Muito com 11 faixas: Anicca, Bédi Beat, Bixinho, Pro Mundo Ouvir (Part. Luiza de Alexandre, Camila de Alexandre), Parece Pouco, Back to Bad, Derretendo, Ninguém Dança, Egoísta, Bolo de Rolo, Todo Carinho. A Revista TPM diz que "a pernambucana mistura a música brega às batidas dos anos 80, dando ares modernos ao melodrama e se firmando na cena independente nacional". 

Quem é Duda Beat? O nome dela é Eduarda Bittencourt, 30, nasceu em Recife. Formada em Ciência Política. Mas, desde a adolescência cantou e montou uma banda no colégio aos 15 anos, cantavam e tocavam toda sexta-feira no intervalo. Aos 18 anos mudou-se para o Rio de Janeiro para tentar medicina. A origem do sobrenome, Beat, está associada com o Movimento Manguebeat do cantor Chico Science (outro recifense). Duda faz parte do grupo de amigos que são músicos do cenário alternativo carioca: Alice Caymmi, Cícero, Mahmundi, Letrux, entre outros.1

O CD nasceu de um acúmulo de coisas que Duda estava vivenciando: desilusão amorosa e frustação por tentar 7 anos o vestivular para medicina. Para ajudar a superar essa fase, ela participou de um retiro espiritural e ficou 10 dias sem falar. Essa experiência ajudou a entender que o fato de ser apaixonar por músicos, era algo significativo e resolveu tomar para si esse lugar da música. 1, 2

Eu estou APAIXONADA pelo disco de Duda. É som diferente do que costumo escutar, mas tem essa mistura de vários ritmos o que torna as músicas únicas, divertidas, leves e com mensagens de empoderamento feminino. 

A minha música favorita, Bixinho, não sai da minha playlist. O clipe da música já tem mais de 1 milhão de visualizações. Duda disponilizou no seu canal do Youtube o seu álbum completo. 





Há dois dias, a cantora Adriana Calcanhotto disponibilizou o áudio da sua música Seu Pensamento, interpretado por Duda Beat. A faixa faz parte do projeto "Nada Ficou No Lugar"




Há dois meses participou do Programa Cultura Livre, do canal Tv Cultura. No programa, Duda canta suas principais músicas e conta uma pouco da sua trajetória. Ainda, os canais Marara TV e Papo de Música entrevistam a pernambucana arretada.








Espero que vocês gostem dessa dica de música. É uma delícia escutar Duda Beat. Mais um talento musical que descobri e resolvi compartilhar com vocês.



Texto: Winnie Gomes

Fonte

1. Batermos um papo bem legal com Duda Beat, a rainha da sofrência pop, por Pedro Henrique Pinheiro. Site: Tenho mais discos que amigos.
2. Quem é Duda Beat, a "Dua Lipa Brasileira", por Cecília Cussioli. Site: Revista Glamour.

Postar um comentário

1 Comentários

Deixe seu comentário...