10 músicas famosas do carnaval de Pernambuco

Estamos em pleno carnaval, então, nada melhor do que falar sobre o assunto. Ano passado fiz outro post sobre o carnaval, especificamente sobre um dos maiores músicos de frevo de Pernanambuco, o Maestro Spok (ver aqui a matéria). Recentemente, nosso autor do facetas, Gomes, escreveu sobre Capiba, outro gênio do frevo (ver aqui a matéria). Hoje, resolvi selecionar 10 músicas que são muito famosas no carnaval de Recife e Olinda. Quem faz parada nesses dois lugares, não podem deixar de aprender essas músicas.


1. Voltei Recife

Essa música arrasta multidões nas ladeiras de Olinda, no Galo da Madrugada e nos Shows do Marco Zero. Alceu Valença, uma pessoa super importante no carnaval pernambuco, interpreta a música, composição de Luís Bandeira. Confiram o vídeo diretamente do Marco Zero.





2. Chuva de sombrinhas

"Ai que calor, ô, ô/ Ai que calor, ô, ô/ Ai que calor, ô, ô, ô, ô". Alguma vez na sua vida você já escutou o refrão dessa música. Quando eu morava em Manaus, eu já tinha escutado. Esse é outro clássico do Carnaval, do artista André Rio, mas quem é famosa por interpretá-la é Elba Ramalho.



3. Leão do Norte

Essa música é praticamente o Hino de Pernambuco. Essa música é tocada não apenas no canarval, mas praticamente o ano inteiro. A música exalta a cultura penambucana. A música foi composta por Paulo César Pinheiro e Lenine. Foi uma das primeiras músicas que conheci quando cheguei em Recife.




4. Vassourinhas

Um bom frevo não podia faltar, hein? É uma música instrumental, mas o pessoal vai a loucura quando toca nas ladeiras de Olinda. A música é do Maestro Spok.




5. Hino do Elefante

Se a música Leão do Norte é o hino de Pernambuco, eu considero essa música o hino de Olinda. O famoso Almir Rouche é um famoso cantor local e sua música não pode faltar na lista de músicas para o carnaval. 




6.  Hino da Ceroula

Outra música de Almir Rouche, o cara é fera e entende dos frevos e dos hits do carnaval pernambucano, hein? A música é interpretada por outro cantor local famoso, Geraldinho Lins.




7. Praieira

Música de Chico Science da banda Nazão Zumbi e responsável pelo movimento Mangue Beat. O pessoal vai a loucura com essa música, Chico é muito importante para a cultura pernambuco e não pode ser esquecido no carnaval.




8. Madeira que cupim não rói

É claro que não podia faltar uma música do Capiba. Essa música é uma daquelas marchinhas e tradicionais de Pernambuco. O famoso trecho da música, "e se aqui estamos, cantando esta canção/ viemos defender a nossa tradição/ e dizer bem alto que a injustiça dói/ nós somos madeira de lei que cupim não rói", faz uma leitura fiel dos pernambucanos.






9. Eu sou Lia, Minha Ciranda e Preta Cirandeira 

Lia de Itamaracá, com 75 anos, uma das homenageadas no canarval de 2019, é uma das lendas da cultura pernambucana e considerada a rainha da ciranda. Impossível falar de carnaval e não falar de Lia. 





10. Hino do Galo da Madrugada

'Ei pessoal, ei moçada, o carnaval começa com o Galo da Madrugada". É claro que não podia faltar a música do maior e mais famoso bloco de carnaval, o Galo da Madrugada.




É claro que há muitas outras músicas de Alceu Valença, Almir Rouche, Nena Queiroga, Elba Ramalho, Amelinha, Maestro Spok, Maestro Forró, e muito mais. Foi uma seleção difícil, mas deixei aquelas icônicas.  Como vocês podem perceber, é um carnaval multicultural, são diferentes estilos musicais que compõem o carnaval. São diferentes festas, desde as marchinhas até as músicas mais contemporâneas, e para todos os públicos. Espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouquinho do carnaval de Pernambuco.


Texto: Winnie Gomes

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Muito bem . Lembrando os frevos mais conhecidos dos Brasileiros
    Uma boa Ideia
    Parabéns a vcs que especialistas em cultura

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário...