Poesias recitadas

Quando eu era criança, meu pai colocava em sua vitrola alguns vinis com recitação de poemas. Eu lembro da voz de Drummond recitando seus belíssimos poemas. Essa semana estava lembrando dessa história e resolvi pesquisar na internet sobre poesias recitadas, para nossa felicidade encontrei verdadeiras preciosidades que precisam ser divulgadas. Então, selecionei alguns canais que encontrei no Youtube para vocês conhecerem.


O projeto Poemaria consiste na divulgação de poemas. No canal é possível encontrar vários poemas declamados de Florbela Espanca, Luis de Camões, Vinícius de Moraes, Adélia Prado, entre outros. Além de poemas famosos, você encontra pessoas comuns recitando seus próprios poemas e de outros poetas. Confiram a declamação do poema Vaidade, de Florbela Espanca e de uma jovem declamando seu poema autoral.


                                                                    Vaidade, Florbela Espanca


               Poesia autoral


O projeto consiste na participação de pessoas que declamam poesias e trechos de música  ou livros que mais gostam. No canal eles dizem o seguinte:

Esse é um espaço para você soltar a voz e a letra, fazendo o que nós humanos fazemos de melhor. Emocionando. E se você prefere só ver e ouvir a emoção de outros, tudo bem, aperta o play que com certeza você vai se identificar, afinal, como diria uma de nossas maestrinas: "Poeta, não é somente o que escreve. É aquele que sente a poesia, se extasia sensível ao achado de uma rima à autenticidade de um verso” (Cora Coralina).

Se você tem interesse em participar do projeto é só entrar em contato pelo e-mail projetotodapoesia@gmail.com


   Declamação da Música, O Bonde do Dom,
   de Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes

Trecho do Livro, Amor nos Tempos de Cólera, 
de Gabriel García Márquez


Eu encontrei um canal pessoal em que foi criado uma lista com 27 poemas de Drummond declamados por personalidades famosas, como o escritor Amazonense Milton Hatoum, pela cantora Adriana Calcanhotto, entre outros. Acredito que seja um material raro de se encontrar.


      Confissão, por Milton Hatoum

Poema de Sete Faces, por Alcides Villaça



É um canal de Caetano Lobo, o qual reúne vários vídeos com declamação de poemas e trechos de livros de grandes autores, como Clarice Lispector, Pablo Neruda, Cora Coralina, Manoel de Barros, e outros. É um canal interessante que produz conteúdo de qualidade na plataforma.


O Fazedor de Amanhecer, Manoel de Barros 

Trecho do livro, O Pequeno Príncipe


Que achado maravilhoso, hein? Eu fiquei encantada, tenho certeza que meu pai vai adorar conhecer esse universo na internet. Vamos nos deliciar com os poemas recitados.


Texto: Winnie Gomes

Postar um comentário

0 Comentários